Instituto Pensar - STF vai analisar pedido do PSB para suspender Copa América

STF vai analisar pedido do PSB para suspender Copa América

por: Mariane Del Rei 


Ministra Cármen Lúcia. Foto: Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quinta-feira (10) sessão extraordinária para tratar com urgência e decidir a respeito da realização ou não da Copa América no Brasil. A audiência analisará processo impetrado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) que pede o cancelamento do campeonato no país.

A relatoria do caso é da ministra Cármen Lúcia, autora da solicitação da sessão. O presidente do STF, Luiz Fux, aceitou o pedido e inseriu o assunto na pauta.

Segundo despacho de Cármen Lúcia, os ministros deverão analisar ao longo de 24 horas, em plenário, como proceder com a competição. A magistrada argumentou que a marcação da sessão extraordinária se deve pela "excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13 de junho?.

Os advogados das partes ? o PSB e a presidência da República, representada pela Advocacia Geral da União (AGU) ? estão autorizados a fazer sustentações orais na quinta (10) para que depois os ministros apresentem seus votos.

O processo foi distribuído no STF no dia 1o de junho, um dia após o anúncio por parte da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de que a Copa América viria para o Brasil.

Socialista é autor de outra ação contra Copa América

O socialista Júlio Delgado é autor de outra ação na Justiça do Distrito Federal. A argumentação nas petições iniciais dos dois processos é parecida. Ele segue na linha de que "trata-se de verdadeiro contrassenso sediar um vento desta magnitude num momento tão delicado, como se não bastassem as dificuldades atuais que já são enfrentadas?.

O deputado considera que "o país enfrenta falta de vacina, insuficiência de leitos, órgãos estatais trabalhando com eficiência reduzida, bem como a necessidade de destinar recursos para o enfrentamento da crise?, além de apontar os riscos de entrada de uma nova variante do coronavírus no país.

Leia tambémSocialistas acionam Justiça para barrar Copa América

Governo Bolsonaro deu aval para torneio

O Brasil virou sede da Copa América após atender ao pedido da Conmebol, que se viu sem saída para o torneio, já que Colômbia e Argentina não puderam receber mais a competição. No caso dos colombianos, o ponto crucial foi a onda de protestos nas ruas, que deixou em risco a segurança no país. Posteriormente, o governo argentino recuou ao ver uma escalada da pandemia em seu território.

Na outra ponta, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só deu resposta positiva para a Conmebol porque obteve o aval do governo federal. O então presidente da entidade, Rogério Caboclo, acionou diretamente Jair Bolsonaro na manhã do dia 31 e ouviu do presidente que o caminho estava livre para organizar a competição em solo brasileiro.

Caboclo tomou a decisão de forma monocrática, sem consultar seus vices na CBF ou tratar do tema com os diretores. A mudança de sede jogou a Copa América e a seleção brasileira no meio da discussão político-partidária do país. 

Esse contexto gerou insatisfação nos jogadores, que até se reuniram com o então presidente da CBF na quarta-feira passada, ainda na Granja Comary, antes da viagem para Porto Alegre, onde enfrentariam o Equador, na sexta-feira.

Seleção Brasileira não quis politizar Copa América

Após uma semana com bastidores tensos, a seleção brasileira venceu o Paraguai por 2 a 0, na noite desta terça, no Defensores del Chaco. Logo após a sexta vitória em seis jogos do time de Tite, os jogadores publicaram um manifesto em suas redes sociais, liderados pelo capitão Casemiro.

Na nota, se mostram contrários à realização da Copa América no Brasil e criticaram a Conmebol, mas dizem que não querem tornar a discussão "política?.

Com informações do Uol



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: